Projeto Transpirineus 2018

Salve, salve!

De tempos em tempos as conquistas passadas começam a perder as suas cores e se tornam apenas boas lembranças. A inquietação volta e a conclusão é de que é preciso aumentar as apostas e encarar grandes desafios. Então vamos a ele: a cordilheira dos Pirineus, na fronteira entre a Espanha e a França.

Fotos: tiagussbtt.blogspot.com.br

Travessia dos Pirineus, Transpirinaica, Transpirineus etc. Vários nomes para descrever uma magnífica rota de mountain bike que liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. No caminho, vulcões adormecidos, cânions, florestas e rochedos. O trajeto tem mais de 1.000 quilômetros de extensão e acumula 26.000 metros de subida ao longo de suas 24 etapas.

“A pergunta que mais nos fazíamos era: como antes de ir pra lá não sabíamos que nada disso existe? E como ninguém fala sobre a beleza deste lugar? É como se fosse um canto secreto do mundo que poucas pessoas conhecem e quem conhece guarda segredo”, afirmou o cicloturista Rodrigo Telles em reportagem da Revista Bicicleta sobre o roteiro.

Passa por cinco territórios espanhóis e um francês, devendo ser percorrido entre maio e novembro, para evitar as baixas temperaturas. Faremos o trajeto alternando entre hospedagens e acampamentos, com a bagagem, minimalista, sendo levada no estilo bikepacking. Desta forma, o peso se concentra mais próximo ao centro de gravidade da bicicleta, facilitando a pedalada em terrenos irregulares e montanhosos.

O desafio está lançado para maio de 2018, quando o inverno já aliviou na Europa e o calor ainda não está tão forte. Como quase tudo na vida, para realizarmos esta aventura será preciso construir boas parcerias. E as primeiras já estão seladas. Eu e a Letícia faremos nossa preparação física com uma equipe multidisciplinar da Clínica Uno Integrativa e a educadora física Suzana Ulbricht. Já começamos a avaliação física e em breve começaremos os treinamentos. E seguimos trabalhando para oficializar outras parcerias.

Dados adicionais sobre a rota:

  • Vinte e quatro etapas, com distâncias entre 27 e 58 quilômetros;
  • Sentido Leste-Oeste;
  • Mediterrâneo ao Atlântico;
  • Cinco territórios espanhóis (Catalunha, Andorra, Aragão, Navarra e Euskadi);
  • Um território francês (Quinto Real);
  • Atrações naturais: vulcão Olot, cânion Añisclo, floresta de Irati, rochedos de Aia;
  • Ultrapassa os 2.000 metros de altitude em alguns momentos;
  • Por causa do frio, pode ser percorrida entre maio e novembro.

As notícias da preparação, e da viagem, claro, vamos passar todas por aqui. Confira o que já rolou na nossa preparaçãoassine o nosso boletim. Não perca o contato!

10 opiniões sobre “Projeto Transpirineus 2018

Os comentários estão desativados.