Dica: rolo de massagem muscular

Salve, salve!

Como parte de meu treinamento para a travessia dos Pirineus, os pedais estão se intensificando bastante. Inicialmente em frequência, mas alguns também estão ficando mais longos e puxados. E com isso tem aparecido um desconforto nas pernas. Após as pedaladas mais puxadas o músculo tende a ficar tenso e até um pouco sensível. Conversando com a Suzana (educadora física) e a Natasha (fisioterapeuta), que estão me assistindo nos treinamentos, surgiu a ideia de usar um rolo de massagem miofascial.

O que é isso? Bom, eu também nunca tinha ouvido falar. Mas é uma coisa muito simples. Com ele é possível facilitar o relaxamento do músculo, reduzindo o desconforto e acelerando a sua recuperação. Estes efeitos são muito bem-vindos tanto para quem pedala em grupos noturnos e tem dificuldade e relaxar e dormir bem quanto para quem acumula pedais em dias seguidos, caso típico de nós cicloturistas.

Pesquisando um pouco, descobri que existem dois tipos básicos de rolo de massagem. Um maior, no qual você apoia o peso do corpo e faz movimentos de vai e vem, e um menor, que é bem parecido com um rolo de macarrão e é aplicado sentado. Eu acabei optando pelo segundo, pois acredito que a posição mais relaxada ajude no processo de desaceleração pós-pedal.

Comprei o meu em uma loja de equipamentos médicos aqui de Floripa, por R$ 70. Venho experimentando há mais de um mês, especialmente após os passeios mais puxados, e os resultados são muito bons. Tenho feito assim: após o pedal tomo um banho morno, deixando cair bastante água sobre as pernas. Na sequencia, faço massagem com a ajuda de um creme de relaxamento. Nada muito longo, em 5 minutos está concluído. E a perna fica nova!

Fiz até um videozinho mostrando como é simples.

 

Transpirineus 2018 – A travessia da Cordilheira dos Pirineus é o grande projeto do Pedal Nativo para maio do ano que vem. Desde janeiro, eu e a Letícia estamos nos preparando fisicamente para encarar o trajeto de mais de 1.000 quilômetros e 26 mil metros de subida acumulada. São nossos parceiros neste desafio a educadora física Suzana Ulbricht, a Uno Clínica Integrativa e o especialista em bike fit Regis Santos.

Um comentário em “Dica: rolo de massagem muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *