Parques dos EUA terão estrutura para cicloturistas

Bike-Camping
Foto: Lily Monster (CC-BY-NC-2)

Quatro parques estaduais de Montana, no Noroeste dos EUA, irão receber áreas de acampamento feitas especificamente para cicloturistas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25). Cada estrutura poderá acomodar até 10 barracas e contará com bicicletário, área para fogueira, armários resistentes a ursos (para alimentos), água potável, oficina para bicicletas, pontos de energia e abrigos cobertos, com mesas para lanche.

Para o porta-voz do serviço de parques de Montana, Patrick Doyle, as mudanças são necessárias para se adaptar a uma nova forma de turismo. Ele afirma que há um crescente número de pessoas que vão para Montana utilizando rotas de ciclismo de longa distância e que esta é uma maneira dos parques estaduais se adaptarem a esta nova realidade. Doyle ressalta ainda que estas obras têm um bom custo-benefício para os parques.

Os trabalhos terão início na primavera do hemisfério norte, outono no Brasil, nos parques de Whitefish Lake, Flathead Lake-Wayfarers, Placid Lake e Salmon Lake.

8617845358_632170a7ae_o

No Brasil, o acampamento é permitido em poucos parques nacionais e estaduais. No Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o camping é autorizado e já foi feito por este que vos escreve (confira o relato). Em outros parques é permitida apenas a entrada em locais específicos, com saída obrigatória até o fim do dia. Há ainda vários outros totalmente fechados à visitação do público. É o caso do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, onde há um movimento pela abertura das trilhas, para que a população conheça as belezas da região, intitulado Conhecer para Preservar.

*Com informações da Rádio Pública de Montana.

Um comentário em “Parques dos EUA terão estrutura para cicloturistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *